Kátia, a Rúbia.

Hoje vejo o teatro como uma coisa simples. Na verdade ainda me questiono sobre isso, pois se me parece tão simples como venho lendo e vendo, ainda sim acho que complico, porque será que é tão simples assim? 
Sei hoje que ele tem que ser vivido. Mas o que mais me encanta nele hoje, acho que é independente da história a ser contada como nos prendemos a ela. E a Kátia tem essa força em cena, esse poder de nos prender em cena, me lembro dela em Apocalispe/Nossa Senhora das Nuvens, eu dizia sempre é a melhor, não é demagogia por sermos amigas hoje, mas desde aquele tempo eu lembro como ela conseguia me fazer ficar prestando atenção em toda a história que ela contava, mesmo eu estando em cena, ainda assim me encantava ao vê-la em cena. Ela tem uma certa poesia em cena, não sei explicar, mas é prazeroso vê-la , eu acho.
Não é possível descrever o trabalho de um ator/atriz em cena, por mais que hajam técnicas, possibilidades improvisações, imaginações acho que aquele momento que dividimos tudo com a platéia tem de ser vivido, e assim ela o faz...lembro me de um de nossos ensaios na sala 15, estavamos procurando Maria, a irmã do João e de repente do nada, eu a vi perante meus olhos, e ao mesmo tempo ela sumiu, não sei se eu e Kátia percebemos isso, não tive como descrever isso a ela, mas ela estava lá. "Naquela fração de milésimo de segundo em que ator e a platéia(eu) se inter-relacionam como num abraço físico, o que importa é a densidade, a espessura, a pluralidade de níveis, a riqueza- ou seja, a qualidade do momento. " Brook, Peter 1993.
E pra mim aquele momento foi insequecível, me sinto privilegiada, era como se eu tivesse recebendo um prêmio, não sei como explicar, sei que sempre uso isso, quando falo sobre o exercício de atuar, senti-me  abraçada naquele momento. E assim nasceu Maria, menina forte, subvertida em um histórica trágica e cômica ao mesmo tempo, mas que está sempre lá viva e inteira, dentro de sua partitura e desempenhando muito bem suas ações. Ela é ATRIZ sim de muitas faces, de muitos sonhos, de muitos medos, mas de uma certeza que  essa é a sua função, nas horas vagas ela é Farmaceutica. Esse ofício que escolhemos não é fácil, é colocado em prova todo dia, toda hora .....é fato. Mas que apesar disso tenhamos força, pra lutar, pra brigar, pra mostrar e principalmente pra vencer, nossas escolhas são nossas, nos pertences, se vierem derrotas, se vierem vitórias serão apenas nossas. E ela será vivênciada como o teatro deve ser. "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. Eesperança suficiente para fazê-la feliz."CL
Obrigada por estar em minha vida, na arte também, por me deixar aprender com você e por estar disposta a aprender comigo. E o sonho já está sendo realizado.....!

Merda.

Por- Lili Lucca

2 comentários:

Kátia Rúbia disse...

Acredito sim Lili em tudo que já me disseste e dizes. Acho que essa minha força em cena venha do meu tão grande desejo de fazer cenas, interpretar personagens, de fazer teatro...Me torno forte quando estou ali, naquele espaço tão magico e forte: o palco, ou melhor, qualquer espaço cênico.
obrigada!!!

Daniel disse...

Tudo o que se faz com paixão é recompensado com o reconhecimento. Sejam críticos ou leigos, há de se concordar que Kátia em cena transmite uma simpatia, que apenas os que têm o privilégio de conhecê-la fora dos palcos pode experimentar sentir. Talento, Trabalho e Amor, os três pilares para ser bem-sucedido em qualquer esfera profissional. ;D