Terapia de Grupo no GESTO 2009


Cia.REKA de Teatro
Terapia de Grupo

            Relatar essa experiência e o valor da mesma, para a Cia é fundamental, pois Terapia de Grupo é nosso primeiro trabalho profissional, enquanto Cia. REKA de Teatro. Sabíamos que a idéia  principal do GESTO era ajudar os grupos e levar os mesmos a observar melhor suas criações, partido desse princípio os grupos deveriam indicar qual seria sua maior carência no espetáculo, para que essa fosse pensada e assentada.
Terapia de Grupo, nosso primeiro espetáculo foi sendo construído coletivamente, assim trabalhamos na Cia. Dentro dessa coletividade e criatividade espontânea construímos a dramaturgia, partindo de histórias já existentes escrevemos nosso primeiro espetáculo. Sendo a dramaturgia nossa primeira criação em conjunto, indicamos para que fosse repensada no grupo de estudos orientados pelo SESC.
Então na primeira apresentação ao GESTO, fomos apresentados a Felipe Botelho. Conversamos e ouvimos. O primeiro contato com Felipe me trouxe idéias, dúvidas, mas confiança. Criou-se um vinculo forte.
Estreamos e logo após a estréia tivemos contato com o nosso oficineiro, Henrique Fontes. Henrique direcionou sua oficina na construção de uma dramaturgia, nos deixou um bom referencial teórico, assistiu um ensaio nos propôs portas, para a nossa dramaturgia, porém em sua oficina me sentia perdida, pois nela “víamos” a solução, Terapia de Grupo ficou desamparada, pois onde achávamos que seriamos o foco, não o fomos. Porém foi de suma importância ter a percepção de Henrique sobre nosso trabalho.
            Após a oficina teríamos mais um encontro com Felipe, mas nesse eu não pude comparecer, pois estava viajando, mas a Adriana esteve com ele, conversaram e ela levou até ele as fotos da estréia, em seguida teríamos as apresentações do Aldeia/2009, esse por sua vez não  tem relação com o GESTO, mas mexeu com a gente, nos vez pensar  e repensar em Terapia,escutamos “idéias” sobre nosso espetáculo, mas Felipe estava lá, com sua sabedoria, esperávamos  suas sábias palavras...
Deixa refletir.
Deixa as idéias e pensamentos passarem por ti como um banho de cachoeira.
Deixa elas te incendiarem de possibilidades.
E deixa que elas partam, também, porque o que for, já é.
Depois relaxa.
E confia que saberás decidir, se for o caso de decisão.
Na hora mesmo de decidir, não precisarás fazer nenhum esforço, pois o caminho vai estar tão claro que vai ser só uma questão de avançar
(Botelho,Felipe)

E avançamos, no nosso terceiro encontro, onde reescrevemos a dramaturgia com Felipe, limpamos, nos desapegamos, criamos lógicas, surtamos algumas vezes mais, em busca de uma conexão e de uma dramaturgia bem estruturada, porém nossa dramaturgia. Pois:
O novo teatro, de acordo com o que ouvimos e lemos, não é isto, não é aquilo e nem é outra coisa: predomina a ausência de categorias e palavras para a determinação positiva e a descrição daquilo que ele é.Pretende-se aqui levar tal teatro um passo além e estimular métodos de trabalho teatrais que escapem da concepção convencional sobre o que o teatro é ou precisa ser.(Lehmann,Hans-Thies.PÁG.22/2004)
Como relatar minuciosamente, nossa experiência no GESTO, não se faz descritível, pois tudo que foi pensado e repensado não colocamos no papel na maioria das vezes, ato falho, mas ter a possibilidade de estar estudando sua própria construção e ter o aparato de profissionais competentíssimos da área foi sem dúvida um privilégio. 
Por Elizandra Lucca.

0 comentários: