Possibilidade e Criatividade....

O que entendemos por criação coletiva? A criação coletiva acontece a todo momento. Contar uma históira no teatro é tão importante como vivê-la...porém é muito mais instigante se conseguirmos reconta-lá a nossa maneira, dentro de novas possibilidade e de releituras. Porque se formos pensar todas as histórias e estórias, já foram contadas. Mas não de todas as maneiras. E isso nos leva a criar e a recriar novas possibilidades a partir da criatividade de um grupo. Esse grupo pode existir ou se criar em apenas 5 minutos, mas ele pode usar da criatividade de todos para novas dramatugias surgirem. E assim tem sido, já passamos pela metade das cidades as quais nos prompos e a critividade daqueles que fazem a oficina tem sido espetacular e mais , um ensinamento. Eles surtam, e nós nos divertimos e criamos juntos. 
Alice- Foi quando ele entrou por um buraco....e eu? Eu fui logo atrás!!
A possibilidade da releitura de Alice de Lewis Carrol, é tão imensa que esse país das maravilhas está em toda parte, desde uma menina do sertão, como uma menina do sítio de Traípu,que encontra um sapo princípe,como essa mesma Alice pode renascer em Taquarana e em seu sonho ir parar no Roda Roda da fortuna de Sílvio Santos. Além de é claro essa doce e curiosa personagem pode estar em uma Fábrica de Chocolate, ou o buraco no qual ela cai é um bueiro que a leva para um mundo "sub-humano", onde ela bebera Pitú influência por um gato transexual. Não há limites para arte, não há limites para a criação. Todos criamos e recriamos. O texto, que em teatro dizemos dramaturgia, é essencial, e é reinventado sempre. Esse texto que pode ser escrito e hoje transformar-se em dramaturgia do ator/atriz, pois ele vive ele conta as histórias através das cenas afinal palavra é ação, pode criar-se e recriar-se independente do tempo, então criemos e vivênciemos a cena. Pois:
                   A partir do critério exterior da extensão do texto, o modo de estruturação das frases- seu ritmo, sua extensão ou brevidade, sua complexidade sintática, as pausas por meio de sinais de pontuação - cria um andamento textual particular, um ritmo de retardamento e aceleração. Diversos ritmos podem sobrepor um texto. Do ponto de vista do conteúdo, épocas e tempos podem ser fragmentados. Uma possibilidade adicional, sobretudo na modernidade, é a auto- referencialidade, que põe em jogo o próprio ato de escrever(ou de ler). Ela pode estar ligada a uma deliberada desorientação lúdica relacionada á abrodagem do tempo da escrita ou do tempo da apresentação teatral. Lehmann, Hans Thies.
Aqueles que participaram e participam da oficina usem dessa desorientação, usem do seu tempo, de sua escrita e principalmente, vivênciem a cena, feita por vocês, pois ela é real, é dramaturgia autoral e tem de ser experimentada. A todos vocês que participaram agradeço.Invente, renove, crie, o placo está a sua espera.

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: Quero é uma verdade inventada."(C.L.) 

Por- Lili Lucca

Ainda passaremos por:Feira Grande e Lagoa da Canos- Dias 20 e 21 de novembro
Maragogi -Dias 12 e 13 de dezembro
Maceió-Dia 17 de dezembro, ás 19:30 na Escola Mota Trigueiros
Olivença - Dias 18 e 19 de dezembro

0 comentários: