Sem respostas, por hoje.

E lá vamos nós....dentre os meus aprendizados no teatro e experiências vividas, nunca me senti tão cobrada, mas antes de tudo cobrada por mim mesma, acho que por se um trabalho extremamente autoral e ao mesmo tempo colaborativo, mesmo assim senti-me responsável. Ontem em um discussão sobre métodos e técnicas que existem no teatro, tive muitas respostas e novos questionamentos. 

O que é importante para você no teatro?

O que vale pra si mesmo, nessa vida...... Na REKA o mais importante pra mim, acho que estar fazendo aquilo que faz meu coração vibrar, mas não tira de mim a responsabilidade sobre o obra. E no meu caso isso se torna mais torturoso, pois o que eu quero, ou o que eu desejo, não depende só de mim. Depende de um grupo e esse muitas vezes, tem o mesmo ideal, mas formas diferentes de agir e pensar. Porém fizemos. Mas essa profissão nos coloca uma pergunta sempre, a toda hora e a todo instante, por isso estamos produzindo, as obras que criamos,  cada obra é uma resposta íntima, do que você é e do meio em que vive. Fato. E quando público se identifica com aquela obra, quando a sua resposta chega até o outro, seja obejtiva, emocional ou intimamente, aí sim nós podemos dizer que isso valeu a pena, mesmo que seja para apenas uma pessoa. Está ótimo assim. Pois no teatro o suporte para a arte do ator é a memória do espectador. 
Enquanto assumi a função de diretora/ encenadora, muitas dúvidas, aprendizados, conquistas e descobertas foram alcançadas e ainda estão em seu auge, mas uma delas era de dizer as minhas amigas atrizes que devemos, estar a atentas sempre a arte do ator/ atriz sobre si mesma. Não devemos nos esconder atrás das coxias e fazer de conta que fazemos, não devemos mecanizar nossas ações, temos uma partitura precisa, mas não é somente repetição. Ela tem de ser rigorosa e precisa. Não se trata de funcionar é muito mais que isso. A ação física é antes de tudo auto-conhecimento, e esse tem que ser contínuo. Não acredite em si mesmo, desconfie, quase sempre erramos.
O teatro é essencial, mas não para todos, se para você ele é um orgão vital, como tem sido para mim, continue a caminhada que não é fácil e exige muito de você, e só de você. Quanto as técnicas e métodos que eu citei por aqui, conheça, tenha um conhecimento prático, idependente do seu tempo e de quando surgiu, praticando acheremos novos caminhos e possibilidades, para que a sua obra de se realize.

O que vale para si mesmo?
Recomeçaremos, reiventemos a cena novamente e a casa dia, e que o espaço cênico esteja sempre ali, pois nós estamos por perto e em breve em cena, novas formas, novas possibilidades, novos caminhos distantes......mas presentes, criando investigando, sendo.

Merda.
Por Lili Lucca






0 comentários: